Introdução aos Microcontroladores

Quem não é do ramo de tecnologia pode não entender o que significa ter ou programar um microcontrolador. Pela morfologia da palavra, podem interpretar como uma pequena peça que controla um sistema. E essa interpretação está correta! Porém, para compreender a real função, complexidade e importância desse aparelho, devemos nos aprofundar mais no assunto.

Sucinta e didaticamente, microcontroladores funcionam como “cérebros”. São pequenos computadores que, em um único circuito integrado, englobam processador, memória e anexos programáveis de entrada e saída, sendo uma mescla entre software e hardware com programação simples e flexível, capazes de realizar tarefas específicas com alta precisão e eficiência. Eles são excelentes para tarefas mecânicas de detecção e resposta de complexidade variável.

Um exemplo de seu uso em uma função alternativa é o de termostato móvel da sua casa. Acoplado com um sensor de temperatura e um hardware de bluetooth, você programa o microcontrolador para avisar as variações de graus da sua moradia, podendo ajustar o ar-condicionado (também integrado ao sistema) para deixar o ambiente de acordo com sua preferência. E tem mais: se ocorrer um incêndio, ao sentir uma elevação excessiva da temperatura, o processador pode ser habilitado para enviar uma mensagem automática ao dono do imóvel e ao setor público de emergências, dinamizando o socorro e o sucesso do resgate.

Os microcontroladores são o futuro da automação. Sua implementação em setores industriais, como no maquinário de construção automobilística, já é uma realidade. A produção fica mais eficaz, rápida e com menos custos. Falando em preços, pelo benefício garantido, esses dispositivos são considerados baratos, o que permite sua instalação, nos tempos modernos, em aparelhos e equipamentos que antes não compensava, o que permite ao mundo o fascínio com processos comuns e robustos que se tornaram automatizados (como os carros sem motoristas e as logísticas portuárias de armazenamento de containers) e aplicações inteligentes de baixo custo.

A ARM®, empresa líder global em desenvolvimento de software, soluções e ferramentas para microcontroladores, tem um portfólio de serviços e aplicações para esses dispositivos que alavancam essa tecnologia e esse mercado no mundo todo. O kit de desenvolvimento de microcontroladores Keil® MDK é a solução de desenvolvimento de software com maior compreensão para os microcontroladores embasados em ARM®, apresentando todos os componentes necessários para se criar e moldar suas aplicações.

Para aprender mais e conhecer os software, aplicações, soluções e serviços da ARM® Keil para o campo dos microcontroladores, acesse http://www.keil.com/.