Logo FCBR Branco

APPLICATIONS IN CYBER SECURITY

Fortaleça sua Segurança de Aplicações com DevSecOps Integrado

A Synopsys lançou o relatório “Global State of DevSecOps“. O relatório explorou tópicos cruciais no domínio do DevSecOps e delineou abordagens práticas para implementar métodos de segurança de aplicações (AppSec) eficazes, resilientes e escaláveis. Essas abordagens podem ajudar as organizações a fortalecer seus programas de AppSec em 2024. Com base no relatório, o webinar da Synopsys, “DevSecOps in the Wild: Examining Global Security Factors in 2023“, aprofunda-se em fatores críticos para apoiar um programa robusto de DevSecOps. Abaixo, discutimos algumas das descobertas.

Entendendo a evolução do AppSec

Uma tendência notável é a crescente necessidade e importância de um programa de AppSec integrado e automatizado para alcançar segurança na velocidade e escala exigidas pelas empresas atualmente. Pressões organizacionais, como diferenças de ferramentas entre unidades de negócios, desafios de integração provenientes de aquisições e diferenças que surgem com o crescimento orgânico das empresas, continuam a impedir a plena realização da AppSec integrada. Frequentemente, essas pressões evoluíram ao longo do tempo e podem ser complicadas por ferramentas e métodos de teste de segurança legados ou desatualizados que obstruem os pipelines de desenvolvimento modernos.

Encontre e resolva mais rápido

O relatório destaca a importância de acelerar a detecção de riscos e o tempo de resolução, particularmente em organizações com lançamentos frequentes ou pipelines de integração e implantação contínuas (CI/CD). De acordo com os entrevistados, as organizações estão inclinadas a adotar uma abordagem de três etapas para implementar medidas de AppSec que não impeçam os fluxos de trabalho do DevOps.

  • Eliminar fricções no pipeline: Integrar testes de segurança, como teste de segurança de aplicação estática (SAST), análise de composição de software (SCA) e teste de segurança de aplicação interativo (IAST), otimiza a visibilidade dos riscos enquanto minimiza possíveis obstáculos ao processo de desenvolvimento e lançamento. Com análises integradas em cada estágio do SDLC e pipelines CI/CD, as organizações estão automatizando a avaliação de riscos de segurança e fechando os ciclos de feedback com o desenvolvimento mais rapidamente.

  • Estabelecer uma cultura de DevSecOps: A conscientização sobre segurança entre desenvolvedores foi enfatizada pelos entrevistados como chave para iniciativas de DevSecOps bem-sucedidas, promovida por alertas imediatos sobre riscos detectados o mais cedo possível para rápida resolução. Muitos começaram a cultivar capacidades de segurança entre desenvolvedores com educação em codificação segura para acelerar a correção de códigos e prevenir problemas à medida que os desenvolvedores escrevem o código inicial.

  • Arquitetar a segurança para escala e flexibilidade: Os entrevistados destacaram a importância da integração e automação para suas iniciativas de DevSecOps, bem como o prejuízo de gerenciar muitas ferramentas de teste de segurança diversas. Equilibrar os gates de segurança com a evolução dos fluxos de trabalho do DevOps, projetos de desenvolvimento, tecnologias suportadas e direcionadores de negócios é essencial para evitar a necessidade de arquitetar uma nova iniciativa de DevSecOps antes que a atual tenha entregado retorno.

Os entrevistados também reconheceram o valor da priorização da informação de risco e das orientações de remediação entre equipes, mecanismos que reduzem a distração e definem claramente um caminho para a resolução. O relatório destaca a importância do alinhamento organizacional, mostrando esforços para cultivar campeões de segurança e estabelecer equipes multifuncionais de DevSecOps para maior visibilidade dos riscos em cada estágio, garantindo pipelines seguros e otimizados.

Incorporar segurança no DevOps 

A segurança de aplicações é um desafio perene, mas a Synopsys alinhou estrategicamente suas soluções para abordar a segurança em diferentes estágios dos fluxos de trabalho DevOps e pipelines CI/CD. De fato, a Synopsys integrou o DevSecOps em um playbook abrangente, com múltiplas ferramentas e estratégias que sua organização pode empregar para fortalecer a segurança de aplicações. Estas incluem:

  • Plugin Code Sight™ IDE: A jornada de segurança de uma organização começa e termina na área de trabalho dos desenvolvedores, com problemas sendo introduzidos e resolvidos por desenvolvedores que escrevem código proprietário e ingerem componentes de terceiros. O plugin Code Sight IDE funciona como um “verificador ortográfico” de segurança, fornecendo aos desenvolvedores informações de risco relevantes para seus projetos durante a fase de codificação e capacitando-os a resolver vulnerabilidades cedo no processo de desenvolvimento. As equipes de segurança também podem estender seu suporte aos desenvolvedores com correções recomendadas, insights sobre riscos cibernéticos, educação em codificação segura e visibilidade de questões em toda a equipe para que nada fique sem ser resolvido.

  • Plataforma Polaris® Software Integrity: A plataforma Polaris é a base para um programa de AppSec escalável adequado para DevSecOps. Ela fornece às equipes de segurança um local centralizado para configurar e revisar resultados de uma variedade de varreduras de segurança (por exemplo, SAST, SCA e DAST), que podem ser executadas simultaneamente. Esse poder é aumentado por políticas flexíveis, integrações de SDLC de ponta a ponta e capacidades de automação para executar as varreduras certas nos momentos certos, evitando impedimentos a fluxos de trabalho sensíveis ao tempo. A plataforma Polaris é a base para uma postura de segurança robusta ao longo do ciclo de vida do desenvolvimento de software.

  • Seeker® IAST: Obtenha mais insights sobre riscos de segurança sem sobrecarga adicional de configuração, transformando testes funcionais em testes de segurança com o Seeker. Ele funciona no ponto ideal de “testes de caixa cinza”, analisando a atividade da aplicação e o acesso ou transmissão de dados durante a pré-produção, enquanto fornece feedback sobre a segurança das configurações da aplicação. Essa inovação permite que riscos reais sejam validados durante o tempo de execução, fechando o ciclo entre as equipes de desenvolvimento e segurança rapidamente, com quase zero falsos positivos.

  • Treinamento em Segurança para Desenvolvedores, alimentado por Secure Code Warrior: A educação em codificação segura fornecida pela Synopsys com a parceria Secure Code Warrior dá aos desenvolvedores o conhecimento e as habilidades necessários para corrigir problemas detectados mais rapidamente e evitar introduzi-los em futuros projetos. O Treinamento em Segurança para Desenvolvedores da Synopsys fornece módulos de aprendizado relevantes para riscos e laboratórios práticos de codificação segura ao alcance dos desenvolvedores, até mesmo tornando-os acessíveis no plugin Code Sight IDE e oferecendo integrações de gerenciamento de problemas (por exemplo, Jira) para acelerar a remediação.

Avançando na integração de DevSecOps

A Synopsys possui um playbook abrangente para ajudar as organizações a avançar na integração de DevSecOps. Com base nos insights do relatório DevSecOps, delineamos estratégias e melhores práticas para estabelecer um programa de AppSec eficaz. Isso inclui alinhar práticas de segurança com fluxos de trabalho de desenvolvimento, criar uma cultura de responsabilidade compartilhada e implementar monitoramento contínuo para ameaças em evolução.

 

Texto traduzido do Site oficial da Synopsys

FCBR e a Synopsys

A FCBr é uma parceira de longa data da Synopsys na área de ferramentas para Electronic Design Automation (EDA), mantendo essa colaboração há mais de uma década. Em 2017,  por uma necessidade de apoio local a clientes com a sua divisão de Software Integrity Group (SIG), a FCBr foi convidada e se tornar o revendedor local no Brasil.

Durante esses seis anos de parceria sólida, a FCBr tem acompanhado de perto o crescimento da Synopsys e a incorporação de novas empresas ao seu portfólio de produtos e serviços. Participamos ativamente em diversos projetos, implementando as ferramentas da Synopsys em uma ampla gama de clientes, envolvendo milhares de desenvolvedores.

Logo FCBR
Logo synopsys

Entre em contato

Entre em contato com os nossos especialistas para conversar sobre os nossos produtos e serviços, realizar uma prova de conceito e entender como a FCBr e a Synopsys podem te ajudar.

Telefone

+55 11 95117-6020

Email

contato@fcbr.com.br

Rua Enxovia, 472 – Cj. 1703 – Vila São Francisco

São Paulo/SP – Brasil – 04711-030

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.