Logo FCBR Branco

APPLICATIONS IN CYBER SECURITY

O que é DevSecOps?

DevSecOps é uma prática de tendência em segurança de aplicações (AppSec) que envolve a introdução de segurança no início do ciclo de vida de desenvolvimento de software (SDLC). Também expande a colaboração entre as equipes de desenvolvimento e operações para integrar as equipes de segurança no ciclo de entrega de software.

 

O DevSecOps exige uma mudança na cultura, nos processos e nas ferramentas dessas equipes funcionais centrais e torna a segurança uma responsabilidade compartilhada. Todos os envolvidos no SDLC têm um papel a desempenhar na construção da segurança no fluxo de trabalho de integração contínua e entrega contínua (CI/CD) do DevOps.

Ícone Synopsys

O que é DevOps?

DevSecOps evoluiu para atender à necessidade de criar segurança continuamente em todo o SDLC para que as equipes de DevOps pudessem fornecer aplicações seguras com velocidade e qualidade.

Incorporar testes, triagem e mitigação de riscos antecipadamente no fluxo de trabalho de CI/CD evita as repercussões demoradas e muitas vezes dispendiosas de fazer uma correção na pós-produção. Esse conceito faz parte do “shift-left”, que move os testes de segurança para os desenvolvedores, permitindo-lhes corrigir problemas de segurança em seu código quase em tempo real, em vez de “anexar a segurança” no final do SDLC.

O DevSecOps abrange todo o SDLC, desde o planejamento e design até a codificação, build, teste e lançamento, com insights e ciclos de feedback contínuos em tempo real.

DevOps é uma abordagem de desenvolvimento de software centrada em três pilares: cultura organizacional, processo e tecnologia e ferramentas. Todos os três são voltados para ajudar as equipes de desenvolvimento e operações de TI a trabalharem de forma colaborativa para construir, testar e lançar software de maneira mais rápida, ágil e iterativa do que os processos tradicionais de desenvolvimento de software.

De acordo com o The DevOps Handbook, “No DevOps ideal, os desenvolvedores recebem feedback rápido e constante sobre seu trabalho, o que lhes permite implementar, integrar e validar seu código de forma rápida e independente, e implantá-lo no ambiente de produção”. Em termos simples, DevOps trata de remover as barreiras entre duas equipes tradicionalmente isoladas.

 

Em um modelo DevOps, as equipes de desenvolvimento e operações trabalham juntas durante todo o ciclo de vida do software, desde o desenvolvimento e teste até a implantação e operações.

Qual a diferença entre DevOps e DevSecOps?

O desenvolvimento de software moderno aproveita um SDLC baseado em agilidade para acelerar o desenvolvimento e a entrega de lançamentos de software, incluindo atualizações e correções. DevOps e DevSecOps usam a estrutura ágil para finalidades diferentes.

O DevOps se concentra na velocidade de entrega de aplicativos, enquanto o DevSecOps aumenta a velocidade com segurança, entregando aplicativos tão seguros quanto possível e o mais rápido possível. O objetivo do DevSecOps é promover o rápido desenvolvimento de uma base de código segura.

O DevSecOps integra a segurança em todas as partes do SDLC, desde a construção até a produção. No DevSecOps, a segurança é responsabilidade compartilhada de todas as partes interessadas na cadeia de valor do DevOps. DevSecOps envolve colaboração contínua e flexível entre equipes de desenvolvimento, gerenciamento de versões (ou operações) e segurança.

Resumindo, o DevOps concentra-se na velocidade; O DevSecOps ajuda a manter a velocidade sem comprometer a segurança.

Integração da Synopsys no DevSecOps.

Por que o DevSecOps é tão importante?

Em última análise, o DevSecOps é importante porque coloca a segurança no SDLC mais cedo e propositalmente. Quando as organizações de desenvolvimento codificam com a segurança em mente desde o início, é mais fácil e menos dispendioso detectar e corrigir vulnerabilidades antes que elas avancem demais na produção ou após o lançamento.

Organizações em diversos setores podem implementar DevSecOps para quebrar silos entre desenvolvimento, segurança e operações, para que possam lançar software mais seguro com mais rapidez.

 

  • Automotivo: DevSecOps reduz longos tempos de ciclo e ainda garante que os padrões de conformidade de software, como MISRA e AUTOSAR, sejam atendidos
  • Saúde: DevSecOps permite esforços de transformação digital, mantendo a privacidade e a segurança de dados confidenciais de pacientes, de acordo com regulamentações como HIPAA
  • Financeiro, varejo e comércio eletrônico: DevSecOps ajuda a garantir que os 10 principais riscos de segurança de aplicações web do OWASP sejam abordados e mantenha a privacidade dos dados PCI DSS e a conformidade de segurança para transações entre consumidores, varejistas, serviços financeiros e assim por diante
  • Dispositivos embarcados, em rede, dedicados, de consumo e IoT: DevSecOps permite que os desenvolvedores escrevam código seguro que minimiza a ocorrência dos 25 erros de software mais perigosos do CWE.

Quais ferramentas de Application Security são mais utilizadas no DevSecOps?

Para implementar DevSecOps, as organizações devem considerar uma variedade de ferramentas de teste de segurança de aplicações (AST) para integração em vários estágios de seu processo de CI/CD. As ferramentas AST comumente usadas incluem:
 
  • Análise Estática (SAST): As ferramentas SAST verificam códigos proprietários ou personalizados em busca de erros de codificação e falhas de design que podem levar a pontos fracos exploráveis. Ferramentas SAST, como Coverity®, são usadas principalmente durante as fases de código, construção e desenvolvimento do SDLC.

     

  • Análise de composição de software (SCA): Ferramentas SCA, como o Black Duck®, verificam o código-fonte e os binários para identificar vulnerabilidades conhecidas em componentes de código aberto e de terceiros. Eles também fornecem informações sobre riscos de segurança e licenças para acelerar os esforços de priorização e correção. Além disso, eles podem ser integrados perfeitamente em um processo de CI/CD para detectar continuamente novas vulnerabilidades de código aberto, desde a integração da construção até o lançamento de pré-produção.

     

  • Análise Interativa (IAST): As ferramentas IAST funcionam em segundo plano durante testes funcionais manuais ou automatizados para analisar o comportamento do tempo de execução de aplicativos da web. Por exemplo, a ferramenta Seeker® IAST usa instrumentação para observar interações, comportamento e fluxo de dados de requisição/resposta da aplicação. Ele detecta vulnerabilidades em tempo de execução e reproduz e testa automaticamente as descobertas, fornecendo insights detalhados aos desenvolvedores até a linha de código onde elas ocorrem. Isso permite que os desenvolvedores concentrem seu tempo e esforço em vulnerabilidades críticas.

     

  • Análise Dinâmica (DAST): DAST é uma tecnologia automatizada de teste de caixa opaca que imita como um hacker interagiria com seu aplicativo da web ou API. Ele testa aplicativos em uma conexão de rede e examina a renderização do aplicativo no lado do cliente, da mesma forma que um pen tester faria. As ferramentas DAST não requerem acesso ao código-fonte ou personalização; eles interagem com seu site e encontram vulnerabilidades com baixo índice de falsos positivos. Por exemplo, as ferramentas Synopsys Web Scanner™ e Synopsys API Scanner™ DAST identificam vulnerabilidades em aplicações web e APIs, incluindo dispositivos conectados à web, como servidores back-end móveis, dispositivos IoT e APIs RESTful ou GraphQL.
Integração da Synopsys no DevSecOps.

Como integrar da melhor forma as ferramentas de AppSec no DevSecOps?

Embora as ferramentas AST sejam úteis para identificar vulnerabilidades, elas também podem adicionar complexidade e retardar os ciclos de entrega de software. Classificar um número esmagador de descobertas de ferramentas isoladas, sem meios para entender o que precisa ser feito para priorizá-las ou quando é necessário testá-las, pode causar atrito significativo para as equipes de segurança e desenvolvimento. Otimizar ferramentas de teste e obter insights significativos de seus dados requer uma solução de Gestão da Postura de Segurança de Aplicações (ASPM).

As soluções ASPM combinam os recursos de orquestração de testes de segurança de aplicativos e ferramentas de correlação de vulnerabilidade de aplicativos para fornecer uma estrutura de gerenciamento completo para ferramentas AppSec, fluxos de trabalho e priorização de atividades de segurança.

Uma ferramenta ASPM eficaz é fundamental para DevSecOps porque permite que as equipes de segurança e desenvolvimento orquestrem testes de forma inteligente, consolidem dados de todas as ferramentas AST, desdupliquem quaisquer resultados redundantes, correlacionem esses dados com base na inteligência de ameaças e contextualizem o risco de software para priorizar descobertas críticas.

O Software Risk Manager (SRM) é uma solução ASPM que se integra ao SDLC para mitigar riscos de software e criar segurança em DevOps, permitindo que as organizações determinem as atividades de segurança mais impactantes avaliando a criticidade das aplicações, definindo políticas de segurança de aplicativos como código e usando essa política para avaliar alterações de código e outros eventos SDLC para acionar testes apropriados.

É uma solução que fornece uma abordagem holística. O SRM se integra a mais de 135 ferramentas de segurança de aplicação e desenvolvimento, para consumir, normalizar e correlacionar dados de segurança de aplicações, priorizar as principais descobertas, coordenar fluxos de trabalho de correção e fornecer visibilidade às partes interessadas em todo o desenvolvimento e segurança.

É importante ressaltar que o SRM oferece suporte a integrações bidirecionais com uma variedade de sistemas de tickets para permitir ciclos de feedback contínuos e comunicar defeitos ou atividades de segurança diretamente aos desenvolvedores.

Isso fornece uma base necessária para que as organizações preencham lacunas nos processos, facilitem a colaboração entre as partes interessadas em segurança e desenvolvimento e migrem totalmente para DevSecOps.

Code Dx Software Risk Manager

Conheça mais detalhes sobre as soluções Synopsys

Material traduzido do artigo “What is DevSecOps” no site da Synopsys. A última sessão “Como integrar da melhor forma as ferramentas no DevSecOps?” foi adaptada para inclusão do Software Risk Manager (ASPM) – a nova solução da Synopsys.

Entre em contato

Entre em contato com os nossos especialistas para conversar sobre os nossos produtos e serviços, realizar uma prova de conceito e entender como a FCBr e a Synopsys podem te ajudar.

Telefone

+55 11 95117-6020

Email

contato@fcbr.com.br

Rua Enxovia, 472 – Cj. 1703 – Vila São Francisco

São Paulo/SP – Brasil – 04711-030

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.